Analytics: Hotjar:

Técnicas Utilizadas

Ayurveda


Ayurveda é um sistema holístico surgido na Índia e largamente praticado naquele país. A Medicina Ayurvédica é a parte da ciência védica que existe a mais de 5 mil anos e é considerada a ciência da saúde mais antiga do mundo, utiliza basicamente plantas medicinais, dietas, meditação, yoga e massagens com óleos essenciais, sempre buscando o equilíbrio do corpo e da mente.
De acordo com os ensinamentos na medicina ayurvédica, o que determina o tipo de tratamento a que cada paciente deve ser submetido são os 3 humores biológicos ou doshas. Eles são conhecidos como Vata, Pitta e Kapha e apresentam características próprias (governam todas as funções biológicas, psicológicas e fisiopatológicas do corpo, da mente e da consciência). Por isso, a necessidade do médico e terapeuta ayurvédico ter um bom conhecimento dessa ciência para atuar corretamente no tratamento, reconhecendo em cada SER o seu dosha em desequilíbrio.
Vata (que representa o ar) é seco, leve, frio, sutil, agitado, e é sempre relacionado com sintomas da dor. Pitta (que representa o fogo) caracteriza-se por ser quente, oleoso, leve e está relacionado com a febre e a queimação. Kapha (que representa a água) é úmido, frio, pesado e está relacionado com o inchaço. De acordo com a medicina ayurvédica, os hábitos da vida moderna como má alimentação, falta de atividade física e noites mal dormidas, bem como fadiga e dor, dificuldade de concentração, ansiedade e tensão e o uso de substâncias químicas geram a desarmonia desses 3 doshas. Segundo a filosofia do Ayurveda “onde há harmonia, há Saúde; onde há desarmonia, há doença. Saúde é um estado de felicidade”.
Existem muitas abordagens terapêuticas na medicina ayurvédica. A massagem ayurvédica é uma delas porque nutre o organismo, cura doenças, rejuvenesce, revigora e revitaliza, além de combater o estresse e a tensão.
O Ayurveda recomenda o uso de óleos medicinais que serão escolhidos de acordo com o tipo de desequilíbrio predominante no paciente para alcançarmos os melhores benefícios da massagem terapêutica indiana.
Para equilibrar os humores biológicos, ou Doshas, o ayurveda propõe técnicas que trabalham em todos os níveis: mental, espiritual e físico. Elas ajudam a reduzir a ansiedade, melhoram as relações e o entusiasmo pelo trabalho e pela vida. Como ferramentas terapêuticas, liberam as energias bloqueadas e aumentam a vitalidade.
Abaixo, algumas técnicas utilizadas na AMARJA em Franca, SP, pelos voluntários Cleonice Sampaio e Iury Veronez, uma vez por semana no período da manhã:
• ABHYANGA: é uma massagem terapêutica feita no corpo inteiro com óleos medicinais à base de plantas, específicos para cada paciente. Nutre e revitaliza os tecidos do corpo (Dhatus) e permite remover as toxinas das células. O Abhyanga tem efeitos muito mais profundos e duradouros do que a massagem usual que usa óleos minerais ou loções. Esta técnica alcança efeitos curativos profundos, harmonizando naturalmente corpo, mente e espírito.
• SHIRODHARA: um fluxo de óleo contínuo de uma mistura medicinal morna à base de óleos medicinais, leite e decocção de ervas é vertido sobre a testa durante 40 minutos. Este procedimento induz frequentemente a um estado mental de relaxamento profundo da mente e do corpo, revitalizando o sistema nervoso central.

Indicações principais:

• Ansiedade, depressão, epilepsia, hipertensão e desordem do sistema neuro-vegetativo
• Fortalecimento dos órgãos sensórios
• Insônia
• Perda e embranquecimento precoce do cabelo
• Tensão

Cromoterapia


A Cromoterapia é uma ciência que usa a cor para estabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções. Ela vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizações, como no Egito antigo, nos templos de luz e cor de Heliópolis, como também na Índia, na Grécia e na China, onde suas aplicações terapêuticas foram comprovadas através da experimentação constante e verificação de resultados.
Atualmente há estudos onde se determina qual a cor mais adequada para ambientes de estudo, ou de trabalho, ou hospitais, etc. Até nas propagandas o uso de cores é estudado, dependendo do objetivo a que se quer chegar, o público alvo e o produto que está sendo trabalhado.
A Cromoterapia é baseada nas sete cores do espectro solar e cada cor tem uma vibração específica, atuando desde o nível físico até os mais sutis.
Para cada pessoa deverá ser feita uma sensibilização diferente, pois a cor deverá combinar com as cores dessa pessoa. Não há cor melhor ou pior, mais nobre ou menos nobre, o que pode haver é a cor errada para determinado momento.
O cromoterapeuta deve ter formação e visão holística e a sensibilidade desenvolvida para utilizar as cores da forma adequada, ativando as energias que estão deficitárias, ajudando na recuperação de células doentes e contribuindo na indução a melhores hábitos mentais que se traduzirão em melhoria da ação, dos hábitos e da conduta, levando à harmonização e à saúde integral.
Cada parte do nosso corpo esta estritamente relacionada com as cores do espectro, portanto, dependendo da moléstia, necessitamos tratar essa parte com sua cor vibracional correspondente.
Cromoterapia é um tratamento terapêutico baseado em cores que podem ajudar a curar moléstias que se apresentam em nosso corpo físico.
O ser humano e a natureza necessitam da luz do sol para viverem. Sem luz não há vida e dessa maneira, o homem e a natureza recebem a luz solar e esta se decompõe em sete raios principais que são distribuidos por todos os nossos corpos, físico e energético. Se houver desequilíbrio dessas cores, as doenças refletem-se no nosso corpo físico e adoecemos.
A Cromoterapia, através de suas cores energéticas, reestabiliza o equilíbrio do organismo, obtendo-se, portanto, a cura. No tratamento Cromoterápico, podemos utilizar várias técnicas como fonte de cura ou harmonização: luz do espectro solar, luz de lâmpadas coloridas, alimentação natural, mentalização das cores e ainda contato com a natureza. As técnicas descritas aqui podem ser utilizadas no tratamento das moléstias.
Como coadjuvante do tratamento, a alimentação natural tem sua devida importância na harmonização do nosso sistema. Para isso, devemos selecionar alimentos que têm sua cor relacionada com o seu tratamento Cromoterápico. Exemplo: se estiver tratando com a cor amarela, procurar ingerir mais alimentos com essa tonalidade.

Mentalização das Cores

Se você tiver uma certa facilidade em visualizar mentalmente as cores do espectro, poderá ser feita essa mentalização no respectivo local ou órgão pelo prazo de 30 segundos duas vezes ao dia.

Contato com a Natureza

Como nosso corpo físico está estritamente ligado ao nosso campo mental, faz-se necessário que esvaziemos a mente do estresse diário. Para tanto, o contado com a natureza é uma fonte benéfica para a tranquilização da mente e harmonização do corpo.

Significado das Cores

Vermelho: Ativador da circulação e sistema nervoso (não utilizado)
Rosa forte: Age como desobstruidor e cauterizador das veias, vasos e artérias e eliminador de impurezas no sangue
Rosa: Ativador, acelerador e eliminador de impurezas do sangue
Laranja: Energizador e eliminador de gorduras em áreas localizadas
Amarelo forte: Fortificante do corpo, age em tecidos internos
Amarelo: Reativador, desintegrador de cálculos, purificador do sistema e útil para a pele
Verde forte: anti-infeccioso, antisséptico e regenerador
Verde: Energia de limpeza, vasodilatador e relaxante dos nervos
Azul forte: Lubrificante das juntas e articulações
Azul: Sedativo, analgésico, regenerador celular dos músculos, nervos, pele e aparelho circulatório
Índigo: Anestésico, coagulante e purificador da corrente sanguínea. Limpa as correntes psíquicas
Violeta: Sedativo dos nervos motores e sistema linfático, cauterizador das infecções e inflamações.

Na AMARJA implementamos a cromoterapia através dos vidros pintados nas cores do espectro na janela da sala onde voluntários separam as notas fiscais para ajudar na manutenção da clínica. Essa técnica é feita uma vez por semana no período noturno por Cleonice Sampaio e Sr. Jorge.

SARAU CULTURAL

No último dia 4 de agosto, domingo, recebemos em nossa casa o Dr. Carlos de Assumpção, a percussionista Janaína e o músico, Dom, Carlos de Assumpção é o maior poeta negro da histó e ria do Brasil autor do poema o PROTESTO Hino Nacional da luta da Consciência Negra...

ler mais

KOKEDAMA E TÉCNICAS DE JARDINAGEM

No dia 28 de abril recebemos com muita alegria, em nosso Recanto, a equipe da Manacá Jardins que levaram para nossos alunos, Técnica de Jardinagem e Kokedama. Liderada pelos empresários, Fernanda e Daiana, a equipe levou, além de muita competência, muito amor ao...

ler mais

DIA NO CAMPO

Nós acreditamos no poder da união, na comunhão e no amor. Sabemos que momentos de confraternização, lazer e alegria fazem toda a diferença no tratamento da dependência química. No último mês de abril tivemos um excelente dia, em um sítio maravilhoso, na companhia de...

ler mais